Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STF decidiu que EPI não descaracteriza o direito à Aposentadoria Especial

Publicado por Lauro Chamma Correia
há 8 anos

STF decidiu que EPI no descaracteriza o direito Aposentadoria Especial

Por mais incrível que pareça, muita gente, inclusive juízes, deixou de entender corretamente a decisão do STF sobre os Equipamentos de Proteção Individual e a Aposentadoria Especial. Chegou à Corte Suprema um processo que debatia a concessão de aposentadoria especial em razão dos ruídos. Admitido o recurso com repercussão geral, abriu-se para a intervenção de terceiros e nós participamos representando o Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista. Sempre defendemos que o EPI não altera as condições ambientais do trabalho, e assim não poderia impedir a concessão do benefício especial.

Importante ressaltar que apenas os EPI relativos à ruídos, plugs ou conchas, estavam em debate, e, com o trabalho que pode ser visto nos autos, o STF concluiu, com análise científica, que o EPI para ruídos nunca terá a eficácia plena necessária para descaracterizar o direito do trabalhador à aposentadoria especial.

Com bastante clareza, o acórdão afirma que “tratando-se especificamente do agente nocivo ruído, desde que em limites acima do limite legal, constata-se que, apesar do uso de Equipamento de Proteção Individual (protetor auricular) reduzir a agressividade do ruído a um nível tolerável, até no mesmo patamar da normalidade, a potência do som em tais ambientes causa danos ao organismo que vão muito além daqueles relacionados à perda das funções auditivas”. E ainda segue: ” ainda que se pudesse aceitar que o problema causado pela exposição de ruídos relacionasse apenas à perda das funções auditivas, o que indubitavelmente não é o caso, é certo que não se pode garantir uma eficácia real da eliminação dos efeitos do agente nocivo ruído com a simples utilização do EPI, pois são inúmeros os fatores que influenciam na sua efetividade, dentro dos quais muitos são impassíveis de um controle efetivo, tanto pela empresas, quanto pelos trabalhadores”.

Assim, “na hipótese de exposição do trabalhador à ruído acima dos limites legais de tolerância, a declaração do empregador, no âmbito do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), no sentido da eficácia do Equipamento de Proteção Individual – EPI, não descaracteriza o tempo de serviço especial para aposentadoria”.

Para outros agentes nocivos, o STF afirma que “se o EPI for realmente capaz de neutralizar a nocividade não haverá respaldo constitucional à aposentadoria especial”. Sempre afirmamos que não existem EPI milagrosos que efetivamente pudessem “neutralizar a nocividade” do agente. Para completar o entendimento, sem que houvesse questionamento científico sobre outros EPI, o a Corte Superior conclui: ” a Administração poderá, no exercício da fiscalização, aferir as informações prestadas pela empresa, sem prejuízo do inafastável judicial review. Em caso de divergência ou dúvida sobre a real eficácia do Equipamento de Proteção Individual, a premissa a nortear a Administração e o Judiciário é pelo reconhecimento do direito ao benefício da aposentadoria especial”.

Portanto, em relação aos ruídos o STF decidiu que em nenhuma hipótese o EPI (protetor auditivo) descaracterizará do direito do trabalhador à Aposentadoria Especial. E, em relação aos outros agentes nocivos, apenas um milagre poderia criar um EPI realmente capaz de neutralizar totalmente a nocividade do agente. Seria bom que a Administração e o Judiciário acatassem a justa e correta decisão do STF.

AT

  • Publicações246
  • Seguidores279
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações17965
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decidiu-que-epi-nao-descaracteriza-o-direito-a-aposentadoria-especial/319248291

Informações relacionadas

Ian  Varella, Advogado
Artigoshá 3 anos

O EPI pode descaracterizar a atividade especial?

Ian  Varella, Advogado
Artigoshá 4 anos

Aposentadoria especial: 4 situações em que o EPI não é eficaz

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 9 anos

Uso de equipamento de proteção individual (EPI) pode afastar aposentadoria especial

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 9 anos

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO: ARE XXXXX SC

Aline Simonelli Moreira, Advogado
Artigoshá 10 anos

Descubra se tem direito à aposentadoria especial por exposição aos ruídos

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Aposentei na especial o ano passado por ruído , gostaria de saber se tem algum acréscimo na minha aposentadoria ,em relação a este conteúdo. continuar lendo

Sou jorge tec de enfermagem em hemodialise a 32 anos desde os 25 tento aposentar especial ao inss negar juiz de 1 instancia julgou proferiodo meu direito mas em 2 eu perdi porque inss ganhou por alegar um dos ppp era eficaz sendo que 0 ppp do hospital felicio rocho nao era eficaz e o trabalhei de 1986 a 2011 quando fiz o pedido negado administrativamente hoje digo que toda decisao do stf quanto ao uso epi e equivocado a anos obs nunca usei epi eficaz pois meu jaleco tenho trabalhar branquinho suja de sangue todo dia por espirros de fistulas de pactes com hiv hepatite marsa isso consta no meu ppp tambem sapatos lavaos em casa tem chegar la branquinho olha que levo pra casa a 32 anos luvas de procedimento ja fui furado as maos com pactes hiv acido paracetico quando cai no chao tem retitar pactes da maquina urgente essa mascara que uso descartavel nao para agentes biologico muito menos quimicos peço fiscalizaçao pois a realidade epi eficaz nas clinicas de hemodialise e mentira fiscalizem se de fato e o que a empresa oferece na pratica olha no reuso tem mascara de gases mas nos mexemos com fistulas maquinas nao temos nada que nos livre so DEUS ....... continuar lendo