Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Embaixada italiana desmente 'Veja' e nega plano de asilo a Lula

"As informações referentes à embaixada e às supostas conversas do Embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas", diz nota divulgada pela representação italiana.

Publicado por Lauro Chamma Correia
há 8 anos

Embaixada italiana desmente Veja e nega plano de asilo a Lula

A embaixada italiana no Brasil divulgou nota hoje (26) em que desmente reportagem de capa da última edição da revista Veja de que estaria participando de um plano para conceder asilo ao ex-presidente Lula, que, com isso, escaparia de prisão. Segundo a representação, os fatos são “totalmente inexistentes”.

A reportagem de Veja também foi ironizada pela página do ex-presidente Lula no Facebook. “Não satisfeita em virar piada no Brasil, Veja resolveu passar vergonha em escala internacional. Fez uma reportagem de capa fantasiosa, para dizer o mínimo, e inventou que o ex-presidente Lula estaria planejando fugir para a Itália para evitar ser preso, com a ajuda da embaixada daquele país”, diz o texto.

Confira a tradução da nota da embaixada italiana:

Em relação à matéria “O plano secreto” publicada na última edição da revista Veja, a Embaixada da Itália declara:

1. As informações referentes à embaixada e às supostas conversas do Embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas.

2. Relativamente ao evento no Palácio do Planalto, a pessoa destacada na fotografia e sentada em uma das primeiras fileiras não é o Embaixador Trombetta, como pode-se constatar facilmente. O Embaixador Trombetta estava sentado, junto a todos os demais embaixadores, no espaço reservado ao corpo diplomático.

3. Na conversa telefônica citada, foi dito ao jornalista que não se queria comentar fatos que, no que tange à embaixada, eram e são totalmente inexistentes.

  • Publicações246
  • Seguidores279
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3430
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/embaixada-italiana-desmente-veja-e-nega-plano-de-asilo-a-lula/317088878

57 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O planeta inteiro estah assistindo este golpe de estado "frio" - diferente do de 1964. Um golpe que nao eh visivel para a maioria da populaçao brasileira idiotizada pelas vejas e globos, e tampouco militarizado, mas que traz embutida a manobra perniciosa das direitas entreguistas, prontas para dar ainda nossas riquezas para o Capital internacional em troca da manutençao de seus privilegios.
Nao aceitaremos!
Nao vai ter golpe! continuar lendo

Carla, não vai ter golpe.

Vai ter impeachment, procedimento constitucional e democrático.

Nossa democracia vai sair ainda mais fortalecida desse processo. continuar lendo

Quando o filtro pelo qual a gente vê o mundo é fabricado pelos donos da mídia - associados que são aos donos do poder - ressignificamos muitas coisas...Estados viram "mercados", cidadãos se tornam "consumidores", matéria-prima para a manutenção da Espécie se torna "commodities" e, pior, violação escandalosa ao Estado de Direito passa a se chamar "procedimento constitucional e democrático". Tão fundamental quanto o fim da corrupção é, antes, a garantia das prerrogativas mínimas normativas que conduzam o processo. Mas não! Temos um juiz julgador e vazador seletivo. Temos os presidentes do congresso atolados até o último fio de cabelo em escândalos. Uma lista de mais de 200 "beneficiários" de propina legislando por nós e, ainda tem gente que acredita que é só tirar o pt do poder que tudo se resolverá.
Haja inocente útil nesta vida! Os patrões se riem e agradecem. continuar lendo

Grani Advocacia,

Se o site permitisse, eu recomendaria 100 vezes o seu comentário absolutamente esclarecedor.
Parabéns. continuar lendo

Não aceitaremos?
Quem?
SE sobrar alguém fora da prisão, (porque do jeito que vai, eu duvido) rapidinho vai fingir que nem sabe quem é o Lula. continuar lendo

Discursinho PTLulista, Grani.
Você é a favor dos roubos da Petrobrás e dos desmandos do PT ou foi só impressão? continuar lendo

Pedro Carvalho, estamos vivendo um momento politico um pouco mais complexo do que você imagina se pensa que apos a derrubada de um governo eleito democraticamente, como a da presidenta Dilma Roussef, poderiamos vir a ter dias melhores...
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/43530/para+ativistas+leis+antiterrorismo+criadas+por+pressao+internacional+criminalizam+movimentos+sociais+na+america+latina.shtml

Nao vai ter golpe! continuar lendo

Carla, interessante a conspiração criada para defender o indefensável. No caso o indefensável responde pelo nome de PT.

Quanto a essa conversa de entregar "nossas riquezas naturais", eu te pergunto: você acha que países como EUA precisam elaborar esse plano mirabolante para ter acesso a nossas "riquezas naturais"?

Mas é sempre prazeroso ler uma boa teoria da conspiração. Pode mandar mais links como este. continuar lendo

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/43621/brasileiros+levam+faixa+nao+vai+ter+golpe+a+show+do+rolling+stones+em+havana.shtml continuar lendo

O comentário da Carla é tão PTista, tão ideológico/partidário que qualquer resposta seria inócua, tamanha paixão pela estrelinha vermelha no peito do "xerife".

Grani Advocacia, quero lhe fazer uma pergunta simples de responder:

Se este "filtro pelo qual a gente vê o mundo" não tivesse sido fabricado pelos "donos da mídia associados que são aos donos do poder", mas fabricado por aqueles que são alheios à mídia e totalmente independentes quanto aos donos do poder - o que seria do mensalão, do petrolão, do triplex, do sítio em Atibaia, das manobras para blindar o xerife, das manobras para alienar o STF, do caso Pasadena, da tentativa de obstruir a justiça...? Seriam apenas ilusões de ótica? Ou alucinações produzidas pela mídia e/ou pelos associados ao poder?

E no caso da OAB, que pretende ingressar com outro pedido de Impeachment? Essa instituição também faz parte da mídia associada aos donos do Poder?

Vamos esquecer ideologias partidárias (mesmo porque eu não sou filiado a nenhum partido), e quero mesmo é que os Aécios, Cunhas da vida sejam devidamente processados, cassados e condenados pela justiça.

Caso queira, me responda (mas sem essa paixão política), por favor. continuar lendo

na verdade do militarismo, voces queriam a ditadura civil, felizmente não deu, ainda, e não dará.
o planeta inteiro não! leio alguns jornais da inglaterra, espanha, eua, frança e não é o que eles dizem!
acorde, venha para o brasil que está rolando nas mãos da gatunada! continuar lendo

Nao adianta tentar desqualificar meu comentario. Nao tenho partido politico. Meu partido é o Brasil. Como brasileira luto para que nossa Constituição e o Estado de Direito sejam respeitados. continuar lendo

Então não chame o impeachment da Presidente Dilma de golpe, mesmo porque, quem defende a Constituição e o Estado de Direito sabe muito bem (ou pelo menos deveria saber) que trata-se de um processo legítimo, com previsão legal, com rito já fixado pelo STF, onde será respeitado o contraditório e a ampla defesa. Isso é golpe?

O Presidente do STF, juntamente com outros vários ministros da Suprema corte (Carmem Lúcia, Barroso, Gilmar Mendes), e ainda a OAB, já afirmaram que esse processo é democrático, legal e legítimo. Pode até ser que os partidários petistas não concordem com a abertura e o processamento do impeachment da Presidente Dilma. Isso é normal e comum. Agora chamar de golpe isso sim - é antidemocrático. continuar lendo

Grani,
Usando uma metáfora...
Primeiro é preciso estancar o sangramento fazendo um torniquete, depois, se trata o ferimento com os devidos cuidados para que não deixe sequelas e o ferido possa ter todas as suas funções preservadas.
Então, vamos primeiro salvar o Brasil desta degola que o atual governo promoveu. continuar lendo

Concordo! Não queremos e não deixemos ter golpe!!! No entanto, o que a presidente considera golpe? Seria, por exemplo, oposicionistas corruptos julgarem crimes? Bom, compreendo ser plausível pensar que é imaginável acreditar ser possível um criminoso julgar outro criminoso... Aliás, chamar isso de golpe talvez não seja a melhor alternativa, pois "ladrão que rouba ladrão..." ("tem cem anos de perdão", nada), os dois vão pra cadeia.
Não estou chamando ninguém de ladrão. Afirmo que os representantes das duas casas responsáveis pelo processo de impedimento presidencial também respondem por acusações contundentes tanto quanto a chefe do executivo.
Dessa forma, não é interessante repudiar a justiça apenas porque muitos acusados de outros crimes fazem parte do grupo julgador. Fique tranquila, é normal um acusado estar sendo julgado por um comparsa ficar chateado, mas essa é a regra do jogo. Primeiro os da direita, depois os da esquerda. continuar lendo

Isso mesmo Carla! Apoiada! Não vai ter golpe! Não aceitaremos! Só vamos aceitar o impeachment dentro das normas estabelecidas dentro do ordenamento jurídico.
Já que na democracia, o poder emana do povo, e 68% da população apoia o impeachment (Datafolha) e o Congresso Nacional - que é a casa do povo - julgará o processo dentro das normas estabelecidas, vamos aguardar o resultado. Parabéns pela sua extrema visão dos fatos, clareza de raciocínio e conhecimento técnico/jurídico. continuar lendo

Impeachment sem crime é golpe!
Estado de Direito é obedecer à Constituição brasileira, às eleiçoes democraticas e ao desejo de milhoes de brasileiros e brasileiras que votaram para que Dilma Roussef cumprisse com um novo mandato.
Tudo neste processo é golpe!
E quem apoia é golpista! continuar lendo

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/43633/nao+acredite+em+mim+mundo+afora+golpe+e+golpe.shtml continuar lendo

É esperada tal resposta pela Embaixada Italiana.

Duvido que qualquer representação diplomática publicasse algo do tipo: "É tudo verdade, estávamos prestes a dar asilo ao seu ex-presidente fujão".

Quanto à "página do Lula no facebook", realmente, essa aí merece credibilidade.
Se estava no facebook do Lula, pode botar a mão no fogo, que é verdade.

Facebook é facebook.... Ali é sério. continuar lendo

Esse é o jornalismo da Veja. Inventam um fato, divulgam como se verdade fosse e assim vão cooptando leitores incautos para sua ideologia ultra radical liberal-capitalista. continuar lendo

"É só uma oportunidade, no caso de precisar".

Marisa Lula, ao obter nacionalidade italiana para si e para seus filhos.
Em 2005 (!!).

Um casal que está na Presidência e já tem sua rota de fuga planejada.
Casal prevenido se prepara com antecedência.... continuar lendo

Interessante é que se esta tal fuga estivesse preparada desde 2005, Lula deveria ter facilitado a extradição de Cesare Battisti, solicitada pelo governo italiano e autorizada pelo STF, somente não tendo ocorrido pela decisão política de Lula.

É necessário explicar como alguém com um mínimo de expectativa de obter asilo em um país, tendo o poder na mão, nega a extradição de um desconhecido, acusado de homicídio, solicitada pelo mesmo país.

Depois disso, que interesse teria a Itália em dar asilo a Lula? Ainda que fosse para Cuba, kkkkkkkkk.

Além de inventar fatos para reportar, falta criatividade à revista Veja. continuar lendo

André, se for pensar por aí, a Itália não teria extraditado nem o Cacciola nem o Pizzolato.

Estados não agem por vingança, como o fazem indivíduos.
O que existem são interesses.

Uma coisa é ter negado um pedido de extradição de um peixe pequeno.
Outra é receber um peixe graúdo, que tem a seu favor a nacionalidade da esposa, e que iria trazer "recursos" para a economia italiana.
"Recursos" que saíram do nosso bolso, diga-se de passagem.

A história do Cesare Battisti não significa nada nessa negociação. continuar lendo

Então o interesse da Itália em dar asilo a Lula seria o grande implemento à economia italiana que a "fortuna" de Lula geraria? Está cada vez mais interessante esse enredo.

Realmente, Estados não agem por vingança, eles dão outro nome a isso: "reciprocidade de tratamento". continuar lendo

André, isso de estímulo à economia italiana é afirmação sua, mas tem um fundo de verdade.

Lembre-se que Lula pode posteriormente garantir vantagens a um país que o acolha, caso volte ao Brasil (não subestime o talento do eleitor brasileiro em errar de novo).
Por muito menos Cuba e Venezuela ganharam algumas obras.

Obras que eu e você ajudamos a financiar.
Olha que orgulho.... Que dinheiro bem gasto.

Trabalhar cinco meses do ano para fortalecer países relevantes como Cuba e Venezuela. Não é de dar orgulho? continuar lendo

"...trazer"recursos"para a economia italiana..." Fui eu quem afirmei isso?

Quanto à relevância de Cuba e Venezuela, sim, eu entendo que são países muito relevantes, assim como todos os outros, porque lá residem pessoas, na maioria pobres, como eu e você.

Infelizmente alguns brasileiros só enxergam relevância nos países ricos, como os da Europa e os Estados unidos, que enriqueceram às custas da exploração de outros povos.

É a lógica capitalista que tentamos seguir, marginalizados, oprimidos e tornados verdadeiros zumbis repetidores do que a lavagem cerebral determinada por meia dúzia de bilionários detentores da grande mídia nos faz acreditar.

Apesar disso, tenho a firme convicção de que o Povo brasileiro não se deixa mais dominar. A internet, onde a informação esclarecedora flui livremente é a grande redentora. Depois do golpe, em 2018, o Povo retornará ainda mais forte, ainda mais à esquerda, se não for com o PT, em grande parte corrompido pelo sistema capitalista, será com o PSOL, PSTU, PCO e PCB. continuar lendo

(pausa para risos)...

Um bom fim de semana, André.
Abraços. continuar lendo

Bom final de semana pra você tb, querido.
Que Deus nos abençoe e proteja. continuar lendo

Não posso deixar de parabenizar o debate de idéias entre o Pedro e André, ao contrário do que costumo ver em debates onde pregam ódio e repúdio ao posicionamento político diverso do seu. continuar lendo

O pior é que pode demorar dias, meses ou anos, tudo absolutamente tudo o que foi dito em veja acabou comprovado.
Não sei agora sob nova linha editorial se permanecerá assim, mas até agora tudo se confirmou com o tempo. continuar lendo

A Veja é um partido político disfarçado de revista. continuar lendo