Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Ministro afirma que STJ não é covarde, e elogia atuação da corte na Lava Jato

Publicado por Lauro Chamma Correia
há 8 anos

Ministro afirma que STJ no covarde e elogia atuao da corte na Lava Jato

Durante sessão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro João Otávio de Noronha fez uma defesa da instituição, em virtude dos áudios divulgados ontem (16/03) pela Justiça Federal, em investigação da operação Lava Jato sobre o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Noronha afirmou que o STJ não é covarde, e julga com imparcialidade os casos da Lava Jato. O ministro declarou que os trechos divulgados das conversas do ex-presidente com diversos interlocutores são “estarrecedores”. “Repilo as palavras de Lula quando ele diz que esta casa está acovardada”, disse Noronha.

Para ele, o STJ cumpre o dever constitucional de zelar pela independência da Justiça Federal e pela aplicação da lei a todos, sem diferença.

Advogados, servidores e os demais ministros aplaudiram o pronunciamento de Noronha. O magistrado justificou que não se tratava de uma intervenção ao longo da sessão de julgamentos, mas sim uma defesa institucional diante da gravidade das acusações feitas ao tribunal.

Noronha elogiou a atuação do juiz Sérgio Fernando Moro ao conduzir o processo e retirar o sigilo sobre as investigações da 24ª fase da operação Lava Jato, denominada “Aletheia”.

Segundo o ministro, o sigilo nas operações não é devido a proteção do réu ou de outra parte, mas sim para preservar a ordem pública. Ao retirar o sigilo da operação, segundo Noronha, Moro contribui para desvelar “a podridão que está por trás do poder”.

STJ

Lauro Chamma Correia

  • Publicações246
  • Seguidores279
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1787
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-afirma-que-stj-nao-e-covarde-e-elogia-atuacao-da-corte-na-lava-jato/315416340

30 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os fins justificam os meios, então? Posso atravessa o sinal vermelho se estou atrasado. Posso furar a fila se estou atrasado. Sempre acreditei q as regras, os normas, os passos devem se seguidos, obedecidos para a ordem e a moral na sociedade. No momento que uma autoridade "passa por cima" dos artigos da constituição para alcançar seus objetivos onde fica na imparcialidade e na isonomia. Defender isso por conveniência é muito ariscado. Pois se ocorrer novamente e mesmas pessoas defenderam novamente se resulta em uma injustiça, em crime, morte de inocentes ou prejuízos a terceiros. A raiva pode "cegar" a razão. O desejo de justiça a qualquer não se maior que dignidade, o caráter e valores da sociedade. Como todos quero os corruptos paguem por seus crimes. Mas me parece que a "LAVA JATO" só vai puni apenas um grupo. O resto será arquivado por falta de indícios. continuar lendo

Quando falamos em prender bandidos que colocam toda uma nação rem risco, posso assegurar que os meios serão, para mim, insignificantes.
Aqui é meu país,aqui plantei as esperanças e o trabalho de toda uma vida
Vou lutar por isso, não me importando com os meios.
É isso que vc queria saber? continuar lendo

A Justiça é representada por uma mulher de olhos vendados e com uma balança numa das mãos ... a balança é sinônimo de equilíbrio e não se pode falar neste se os bandidos fazem uso de desvios de finalidade do Legislativo, do Executivo e mesmo do Judiciário.

Já basta termos um caminhão de ministros do STF nomeados pelo PT, quando não por seus aliados ou a quem eles nomeiam as filhas daqueles para ter seu voto de gratidão.

Se a defesa quer que o MP siga uma determinada conduta, estes advogados de defesa também devem segui-la. Não é um jogo onde as regras valem só para um dos lados ... os advogados não exitam um segundo em passar por cima da CF e ninguém se iluda achando que o Judiciário irá lograr êxito se não estender seus entendimentos para além das linhas da lei (mero positivismo codificado) e julgar a partir dos princípios constitucionais.

Para responder se os fins justificam os meios, deve-se fazer esta pergunta para ambas as partes. continuar lendo

A "Lava Jato" este investigando e julgando, em vários casos condenando aquelas pessoas envolvidas na corrupção da Petrobras, sem foro privilegiado.
A "Lava Jato" começa da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba mas não termina em Curitiba, cabendo os recursos previsto no CPP.
Não se pode condenar alguém apenas por indícios, para condenar alguém são necessárias provas e isso tem ocorrido em conformidade com a Lei.
Muitos tendenciosos querem aliviar os companheiros do PT com o argumento de que os outros não são condenados. Lembro que já foram condenados membros de diversos partidos e serão condenados outros tantos dentro do processo legal.
Sou a favor de condenação de todos os corruptos não importa o partido, mas não se pode querer que a "Lava Jato" condene quem não está sob sua competência ou com base apenas em indícios. continuar lendo

Parabéns ao ministro, muito importante a posição, aplausos meus também continuar lendo

Perfeitíssimo. continuar lendo

Os fins justificam os meios, então? continuar lendo

Certamente para Lula ser corajoso é coonestar o sistema corrupto que arruinou país. Não só a sociedade está a reagir contra a "cara-de-pau" da Presidente da República e de seu criador, mas também as instituições atingidas pelas declarações insensatas do agora Ministro-Chefe da Casa Civil. Na verdade, a presença de Lula no governo se mostra, a bem a verdade, um tiro no pé. Dificilmente ela conseguirá reverter o de impeachment de Dilma Roussef, pois nenhum Parlamento, por mais impopular que seja, ostenta vocação suicida. continuar lendo